>Esquadrão Relâmpago Changeman

>Hoje é feriado, dia do trabalho. Parabéns para os que trabalham e que tenha um bom feriado de fim de semana!!! e…

Antes de surgir a franquia Power Rangers em 1995, voltaremos para o ano de 1988, o ano que marcou algo especial na infância dos brazukas: O Esquadrão Relâmpago Changeman, a primeiríssima série do gênero Super sentai a vir ao Brasil quase no finzinho da década de 1980, exibidos pela extinta Rede Manchete e pela Rede Record nos anos 90 na época do auge de Cavaleiros do Zodíaco e Mighty Morphin Power Rangers, também foi exibido pela TV Gazeta.

Cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrestre e adquirem cada um os poderes de um animal lendário: Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Com um vasto arsenal e o poderoso Change-Robô eles lutam contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico cuja sede fica no planeta de mesmo nome, e que conquistara e anexara um número sem-fim de mundos. Gôzma é liderado pelo malévolo Senhor Bazoo e sua horda de ajudantes, que querem a qualquer custo dominar o planeta Terra.

Curiosidades:

Changeman foi à primeira série do gênero onde uma das integrantes femininas foge ao padrão de vestir Rosa ou Amarelo (Change Mermaid veste branco), a ter um aumentador de monstros e a primeira a possuir uma arma de fogo para destruir os monstros: Power Bazooka. Shiro Izumi (Change Pegasus) também interpretou Burai, o Dragon Ranger em Zyuranger (Mighty Morphin Power Rangers). Kazuoki Takahashi, às vezes creditado também como Hiroshi Kawai (Change Griphon), participou do episódio 21 de Flashman, onde interpretou Miran, o suposto irmão de Sara. Também interpretou Satoru Kinta em Metalder (Um dos metal heroes convertidos para VR Troopers) e Aman Negro em Jiraiya: O Incrível Ninja. Também interpretou um assassino profissional em Solbrain e outro papel em Patrine, onde ele era um vilão com roupas árabes. Mais recentemente trabalhou como programador do jogo Final Fantasy VII. Atualmente, largou a carreira de ator e trabalha como gerente de produção da Microsoft Games Studio japonesa, desenvolvendo jogos para o X-Box. Em 2008, chegou fez uma pequena participação na série Kamen Rider Kiva. Mai Ooishi (Change Phoenix) tinha um pequeno papel como vilã na série Shaider no ano anterior. Também teve uma ponta como uma das garotas da Ilha Iga em Sharivan. Hiroko Nishimoto (Change Mermaid) participou do episódio 29 de Kamen Rider Black. O ator e dublê de Buba (Yoshinori Okamoto) atua como dublê desde o início dos Super Sentais. Como ator, também interpretou o Cavaleiro Negro em Dynaman, Bio Hunter Silver em Bioman, Galdan em Flashman, Oyobu em Maskman, Doutor Ashura em Liveman, Sargain em Hurricanger (Power Rangers A Tempestade Ninja), Giledon em Abaranger (Power Rangers Dino Trovão), Agente Abrera em Dekaranger (Power Rangers SPD) e mais recentemente, o Sacerdote Gaja em Boukenger (Power Rangers Operação Ultraveloz).

Nos primeiros episódios, a equipe de dublagem optou em chamar a Power Bazooka de Poderosa Bazuca. Mas depois adotou a nomenclatura original da arma até o final da série. O nome “Gyodai” é um trocadilho com a palavra “Kyodai”, que em japonês, significa “gigante”. O elenco fixo de dublês da série voltaria a se unir interinamente por mais dois anos consecutivos: Flashman em 1986 e Maskman em 1987.

O elenco: Kazuo Niibori (Red), Kouji Matoba (Black/Green), Tsutomu Kitagawa (Blue; foi entrevistado pela Revista Henshin Especial Nº6 no final de 2001), Masato Akata (White/ Yellow), Yuuichi Hachisuka (Pink) e Hideaki Kusaka (Robô), que também trabalhou em Jaspion, como o dublê de Daileon. O estereótipo de “guerreiro vilânico” do pirata espacial Buba, considerado inovador para a época do seriado (1985), inspirou outros vilões dessa mesma “linha”, tais como Wandar em Flashman e Comandante Barabas em Maskman – incluindo suas mortes em confrontos dramáticos com os líderes dos sentai ao final de cada respectiva série.

Os Changeman voltaram???

No Brasil, a série foi lançada em DVD em Junho do ano passado, através de um box com cinco discos, nas versões comum e luxo (Na qual vem embalada em uma lata de metal e vem com uma camiseta e um pôster dos heróis). O lançamento em DVD no Brasil com o resto da série já encontra-se concluido. No Japão, a série foi lançada inteiramente em DVD remasterizado, com qualidade superior de imagem em relação ao box brasileiro. Como nada é perfeito, o audio japonês do DVD-Box da Toei video tem qualidade inferior ao áudio japonês do box lançado no Brasil.

Abertura/ Elenco da série:

Hiryuu Tsurugi / Change Dragon – Haruki Hamada; Kazuo Niibori (dublê)
Shou Hayate / Change Griphon – Kazuoki Takahashi; Kouji Matoba (dublê)
Yuuma Ozora / Change Pegasus – Shiro Izumi; Tsutomu Kitagawa (dublê)
Sayaka Nagisa / Change Mermaid – Hiroko Nishimoto; Masato Akata (dublê)
Mai Tsubasa / Change Phoenix – Mai Ooishi; Yuuichi Hachisuka (dublê)
Sargento Ibuki – Masaru Fujimaki
Oficial Suzuki – Genshuu Suzuki
Oficial Shouji – Hirokazu Shouji
Oficial Watanabe / Gaata – Minoru Watanabe
Oficial Nomoto – Naohko Nomoto
Oficial Kikuchi – Kaori Kikuchi
Nana – Miyako Hayakawa (criança); Tokie Shibata (adulta)
Wallage – Kazuhiko Ohara
Saga (episódio 19) – Tsutomu Kitagawa
mãe adotiva de Nana – Yuriko Hishimi
Sakura – Sachiko Shigeno
Dr. Masato Togo – Jun Takemi (atualmente é conhecido como Ryoma Takemi)
Aira – Youko Nakamura
Comandante Giluke – Shouhei Yamamoto
Pirata Espacial Buba – Yoshinori Okamoto
Rainha Ahames – Fukumi Kuroda
Príncipe Ícaro – Kenji Fukuda
Jill – Minako Tachibana
Narrador – Nobuo Tanaka

Anúncios

Publicado em 01/05/2010, em Geração do Mês, Infância. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: